Quatro ideias para usar ladrilho hidráulico
Fonte: Casa.comReferência da arquitetura colonial, o ladrilho hidráulico tem a fabricação condicionada à habilidade do artesão, que prepara a massa, os pigmentos e os moldes. A peça, prensada e depois umedecida na cura, surge inédita em cerca de um mês. O resultado encanta designers e arquitetos, que mostram aqui quatro ideias. E se você gosta de acabamentos rústicos, inspire-se em 23 sugestões de aplicações de cimento queimado, que também pode ser combinado com ladrilho hidráulico.
A repetição de listras vermelhas e brancas deste ladrilho hidráulico brinca com o olhar de quem visita o apartamento mineiro. Conforme o ângulo de visão, a perspectiva cria efeitos inusitados e misteriosos”, conta a moradora e autora da proposta, a designer gráfica Andrea Gomes. Seu marido, o arquiteto Fernando Maculan, cuidou do assentamento das peças de 20 x 20 cm, com argamassa e pouco rejunte. Por R$ 153 o m², na Terra Tile.
Para ressaltar o traço retilíneo da fachada deste casarão em São Paulo, o arquiteto paulista Roberto Migotto criou um patchwork de ladrilhos hidráulicos na porta pivotante da entrada e em volta dela. Diante de tantas opções de cores e desenhos, pediu ao fabricante (Ladrilar) uma simulação no computador para saber como ficaria o painel, que previa mais de 30 modelos, em peças de 20 x 20 cm. O recurso foi essencial para orientar a mão de obra. “Este desenho geométrico, chamado estrela, é um clássico entre os ladrilhos hidráulicos”, diz o arquiteto Diego Revollo, de São Paulo. Por ser tão emblemático, ele o elegeu como a atração desta cozinha. “O acabamento garantiu ares de uma aconchegante casa de campo ao apartamento paulistano.” Placas de 20 x 20 cm, a partir de R$ 100 o m², na Fábrica de Ornatos Nossa Senhora da Penha. Periodicamente, uma resina impermeabilizante restitui o brilho às cores.
Numa viagem a Minas Gerais, o designer paulista Marcelo Rosenbaum resgatou referências do Brasil colônia. Decidido a expressá-las neste projeto em São Paulo, ele desenhou um instigante tapete de ladrilhos hidráulicos com motivos variados, privilegiando tons brancos e terrosos. A paginação contrapõe florais a geométricos, ressaltando-os. As peças medem 20 x 20 cm e custam a partir de 140 o m², na Brasil Imperial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário