4 de jun. de 2010

Casa de Toras by Central Estratégica

http://centralestrategica.com.br/wp-content/uploads/2010/04/aec276-72-desafio01.jpg

Autor : Central Estratégica


À altura do desafio: “Esta é a casa mais difícil que já construí”, afirma, categórico, o arquiteto Ciro Ponte, autor do projeto com o colega Celso Cabana, ambos de São Paulo. Os obstáculos não se restringiram à obra – na realidade, apareceram bem antes dela. “Demoramos três anos para obter as aprovações e licenças necessárias”, conta a proprietária, a designer de interiores Lucia Massari. Antes de começar a obra, montou-se um cordão de isolamento para que a equipe não interferisse na mata. Aí, sim, iniciaram-se os trabalhos. A fundação consumiu os primeiros nove meses, e passou-se mais um ano até que a morada ficasse pronta.


A construção está organizada em blocos que acompanham o acentuado aclive do lote (sala e entrada principal situam-se cerca de 17 m acima do nível da rua).

http://centralestrategica.com.br/wp-content/uploads/2010/04/aec276-72-desafio03.jpg


Na área social, o piso é de cimento queimado (à exceção da cozinha, revestida de cerâmica).

Grandes aberturas envidraçadas integram o interior à varanda e à exuberante vegetação original do terreno. Esquadrias de cumaru feitas sob medida.
Em frente aos quartos, o barranco deu origem a um jardim imediatamente após a obra. Cuidados necessários para as chuvas de verão não arrastar a terra para o deck logo abaixo.

http://centralestrategica.com.br/wp-content/uploads/2010/04/aec276-72-desafio07.jpg

A ilustração acima esquematiza a distribuição dos blocos, que ocupam alguns platôs no terreno íngreme. Essa condição exigiu muita atenção nas fundações, etapa mais demorada da obra (consumiu nove meses de trabalho). Setenta estacas de 70 cm de diâmetro alcançam profundidades entre 10 e 15 m. “Estabelecida pela sondagem, essa é a cota do solo rígido no terreno. Para chegar até ela, atravessaram-se algumas rochas que se encontravam no meio do caminho”, explica o arquiteto. Outros obstáculos tiveram que ser contornados, como raízes de árvores. “Em hipótese alguma podíamos estourá-las, por isso precisamos mudar algumas estacas de lugar. Numa obra como esta, o acompanhamento de um engenheiro calculista é fundamental”,

Para você conferir todas as fotos desta bela casa de toras aqui

Nenhum comentário: